
Em todo o lado se fala sobre os copos menstruais, e com uma boa razão: os copos são a próxima geração de proteção para o período que está a mudar a forma como as mulheres vivem e sentem esta fase. Um copo menstrual é um coletor flexível, de grau médico, que se coloca na vagina durante o período e recolhe o fluxo menstrual em vez de o absorver, como fazem os pensos e tampões. Mas, como funcionam realmente?
É assim que funcionam:
Como o coloco?
Os melhores copos menstruais são feitos em silicone de grau médico, que os tornam suaves e flexíveis para serem dobrados e depois colocados dentro da vagina. Os copos são colocados de forma semelhante aos tampões (com algumas diferenças importantes), e tal como os tampões, podem levar algum tempo a perceber como funcionam contigo.
Os copos menstruais têm de ser dobrados para serem colocados. Existem diversas formas de dobrar o copo, e é possível que tenhas de experimentar algumas formas diferentes até conseguires encontrar a melhor para ti. Muitas mulheres acham que ficar sentada na sanita com as pernas abertas é a posição mais simples para inserir o copo, mas outras preferem levantar uma perna e apoiar o pé na sanita ou banheira. Depois, podes utilizar os teus dedos para empurrar o copo na tua vagina.
O que acontece assim que o colocas?
Assim que o colocas, esse será o sítio em que o copo ficará situado na tua vagina, mas como cada corpo é um corpo, a forma de colocar o copo depende de cada mulher. Algumas mulheres usam o copo mais em cima, outras mais em baixo – tudo depende do que for mais confortável para ti.
O que tens de ter a certeza é que o copo abre abaixo do teu cérvix, para recolher o fluido menstrual. O copo fica no lugar devido à pressão exercida pelos músculos da parede vaginal e deve fazer vácuo, prevenindo assim fuga de líquido. Isto é por vezes descrito como “sucção”, e previne fugas quando te moves.
Como o retiro?
Uma das melhores coisas do copo é que o podes utilizar até 12 horas seguidas. Quando estiver cheio ou quando o queiras esvaziar, todo o que tens de fazer é contrair os músculos da vagina para que ele baixe ligeiramente, apertar a base do copo para romper o vácuo e depois retirá-lo com cuidado. Deita o seu conteúdo na sanita, enxagua-o e seca-o com papel higiénico, dobra-o e volta a colocá-lo para mais 12 horas de proteção ininterrupta. Se estiveres numa casa de banho pública sem acesso a um lavatório privado, podes apenas limpá-lo com papel higiénico ou levar contigo uma garrafa de água e verter sobre a sanita. É uma boa ideia limpar o copo de forma mais exaustiva entre os períodos para manter a tua saúde íntima e prolongar a vida do teu copo.Pode exigir alguma prática até tomares o jeito, mas assim que o consigas, a utilização do copo torna-se tão simples como qualquer outro tipo de proteção para o período. Mais, há tantos benefícios em usar o copo que tornam o processo de aprendizagem valer a pena. São fáceis de usar, oferecem proteção de longa duração e são uma opção melhor para ti e para o ambiente. O que há para não gostar?